Alevinos

Pirarucu

Criação de Pirarucu

Este predador pré-histórico e misterioso, é uma das maiores espécies de água doce do mundo. Nos poucos lugares onde os arapaimas podem ser vistos em grande número, podem ser ouvidos enquanto caçam os pequenos peixes dos quais se alimentam. É normal subirem à superfície para engolir ar fresco, pois assim como o tarpão têm a capacidade de respirar ar. Embora seja um peixe de dimensões extraordinárias, é um perdador silencioso, movendo-se com elegância com o seu corpo largo e flexível, em busca de pequenas presas. Apesar do tamanho da sua cabeça, a sua boca é relativamente pequena e não pode ingerir animais de grande porte. Tem uma taxa de crescimento muito rápida e nos dois primeiros anos, um peixe com 140 cêntimetros e 30 quilos ronda em idade os 3 ou 4 anos. Ao ser pescado, utiliza todo o seu peso para saltar no ar e sacudir a cabeça com extrema violência para tentar safar-se do anzol. Assim, a tarefa mais árdua do pescador é tentar evitar o facto anterior, para além dos saltos permitirem recarregar energias porque respira (ar), o que aumenta a intensidade da luta, outra vez!! A arapaima têm de subir à superficie cada 10-20 minutos para poder respirar, esse facto fez com que durante muitos anos fôsse arpoada por pescadores que sabiam a sua debilidade. Pescam-se principalmente na estação seca, ao ficarem isolados em poças. É o maior peixe de escamas do Brasil e um dos maiores do mundo. A sua língua seca foi usada pelos indígenas durante anos para raspar a semente do guaraná e obter assim o seu pó

Reprodução

A época de reprodução vai desde Dezembro a Maio e a desova ocorre em águas superficiais. Cada fêmea deposita cerca de 180 mil ovos aproximadamente em diferentes ninhos para assim poder conseguir uma maior taxa de subervivência. As larvas eclodem ao quinto dia da gestação e nadam sempre ao lado da cabeça do pai, que nessa época muda a côr para um verde escuro de forma a memetizar melhor os filhotes. Ambos são protegidos pela fêmea que nada em volta do pai e dos filhotes até que ambos consideram oportuno. Sem dúvida nenhuma é uma espécie extraordinária. 

Outros Cuidados

Para não causar perdas é bom evitar alta concentração de peixes, alimentação intensiva, acúmulo de matéria orgânica, além de manter a limpeza do viveiro.

Consulte-nos para mais informações.

plugins premium WordPress

CONFIRA NOSSOS ALEVINOS EM ESTOQUE

Clique no botão abaixo e confira nossa tabela de alevinos disponíveis