Alevinos

Pacu

Criação de Pacu

O pacu (Piaractus mesopotamicus) é um dos peixes de água doce mais consumidos no Brasil e tem um importante espaço na piscicultura nacional.

Isso ocorre por causa das características de sua carne, que é firme, farta e muito saborosa, o que explica sua presença na culinária regional.

Outro motivo que torna o pacu uma excelente espécie comercial é o fato de ser um peixe fácil de criar, já que ele se adapta bem aos viveiros.

A espécie, que é cultivada principalmente na região Centro-Oeste e originária dos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, pode pesar até 25 kg e chegar a 50 cm de comprimento.

Quanto às características físicas, o pacu tem dentes achatados e corpo prensado em formato de disco, conhecido também como “peixe redondo”.

Por ser uma espécie já conhecida dos brasileiros, é uma das mais procuradas em feiras livres deixando a comercialização do pacu bastante lucrativa.

No entanto, para que a criação seja realmente um sucesso, é fundamental que o piscicultor conheça cada detalhe do processo, desde a compra dos alevinos até a reprodução e comercialização desses animais.

Iniciando a Criação de Pacu

Para iniciar a criação de pacu, você deve comprar alevinos da espécie. Desse modo, você não precisa se preocupar com a fase de larvicultura dos peixes, que envolve técnicas bastante delicadas e, por isso, devem ser realizadas apenas por profissionais experientes.

No momento da compra, preste atenção a dois pontos muito importantes para o sucesso da sua criação:

  • O primeiro tem relação com o tamanho dos alevinos, que devem pesar de 4 a 5 gramas e contar com 7 cm de comprimento. Estas medidas indicam maior resistência a doenças, vigor e agilidade para escapar de possíveis predadores, como é o caso das aves.
  • O segundo ponto a ser observado é verificar a idoneidade do larvicultor. Nesse caso, o Rei dos Alevinos possui as referências para fornecer alevinos com material genético de qualidade.

Alimentação

O pacu é um animal onívoro, que come todo tipo de alimento: restos vegetais, crustáceos, peixes menores, grãos, detritos orgânicos presentes na água e até mesmo ração.

A facilidade do manejo alimentar e a boa adaptabilidade da espécie aos alimentos industrializados são pontos bastante favoráveis do cultivo da espécie em cativeiro.

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes, fará os peixes ganharem peso rapidamente e aumentará as chances de sucesso do seu negócio.

Você pode encontrar rações balanceadas e completas no Rei dos Alevinos, com índices variáveis de proteína. O peso ideal para o abate do pacu em cativeiro e sua comercialização é de 1,5 kg.

Reprodução

O pacu é uma das principais espécies reofílicas comercializadas no Brasil. Peixes reofílicos são aqueles que vivem em ambientes onde existe correnteza e que, para se reproduzir, precisam percorrer longas distâncias ao longo dos rios, sempre nadando em sentido contrário à correnteza. O processo de migração reprodutiva é chamado de piracema.

É justamente durante a migração e o estresse ambiental provocado por ela que as gônadas dos peixes entram no estágio final de maturação.

Assim, criam-se condições ideias para a liberação dos gametas e a fecundação externa. Sem isso, a desova e a perpetuação da espécie não acontecem.

Em cativeiro, o ambiente é totalmente diferente. Por isso, os criadores de pacu devem utilizar hormônios de indução da reprodução, uma técnica que deve ser realizada apenas por profissionais experientes.

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 4 e 5 anos, e os machos, de 3 a 4 anos.

Outros Cuidados

É sempre importante lembrar que se trata de uma espécie que se estressa com muita facilidade e que isso pode levar os peixes a contraírem doenças e até mesmo morrerem.

Portanto, cuidado nunca é demais na hora de manejar os pacus, principalmente durante o transporte para os locais de venda. Este é, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis e críticos da criação da espécie.

Outro cuidado que você deve ter é quanto à densidade de estocagem, que deve ser adequada para evitar problemas no desenvolvimento dos peixes.

Consulte-nos para mais informações.

plugins premium WordPress

CONFIRA NOSSOS ALEVINOS EM ESTOQUE

Clique no botão abaixo e confira nossa tabela de alevinos disponíveis